terça-feira, 30 de outubro de 2007

Tributo à mediocridade

Já escrevi diversas vezes contra a mediocridade, mas mudei de opinião (se isso é bom ou não, não vem ao caso).

O fato é que ser medíocre, tem se provado ser a melhor opção de estilo de vida ultimamente. Depois de ler uma matéria no jornal sobre um livro de argumentação científica onde uma distinta senhora - que não sei o nome, pra variar - tentou provar que faz bem à saúde não pensar muito, estudar, etc, tenho que dar o braço a torcer: é verdade.
Basta analisar as relações de parentesco e amizade que o brasileiro usa, esmiuçadas pelo Roberto Damatta (mais um lugar para ser citado, já que é o mais procurado no google depois de Marx) no famoso "Carnavais, malandros e heróis".
Como não poderia deixar de ser, não vou me desdobrar pra explicar coisa alguma sobre isso. Contraditório seria fazer uma super análise em um tributo a mediocridade. Escolhi ser medíocre. Dá menos trabalho e cansaço.
O fato é que me matar de estudar anos a fio não têm me dado nenhum fruto. Ao passo que vejo pessoas bebendo e fornicando enquanto eu estudo e que estão bem melhor de vida que eu. Financeiramente e politicamente falando ¬¬ . Pronto. Desabafei.
Não que eu respire textos e coma livros. Ou que essas pessoas não mereçam (se merecer for medido por outros fatores além do esforço).
Mas é foda.
Pego como exemplo a mim mesma (como não poderia deixar de ser). Há 2 anos na faculdade, há 1 ano e 9 meses tentando fazer pesquisa, ou qualquer coisa do gênero- monitoria, estágio, etc. Nada. Quando vejo algumas pessoas que por abrir as pernas ou ter QI - o famoso Quem Indica - passarem na minha frente.
Em termos práticos o que se segue é que eu posso ter me matado de estudar e a pessoa fulana de tal, que por meios subversivos consegui bolsa, monitoria, estágio, qq coisa, vai ter isso estampadinho no Curriculum dela, enquanto o meu continua branco.

Assim, concluo meu tributo: de que adianta estudar, se no final das contas, os (m)seus esforços vão ser vencidos por uma bunda?

Fecho esse post com cara de cu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo post!!!!
Fui procurar algo no google sobre algo que me incomoda muito nos últimos anos, a mediocridade e achei seu blog. Acho que estamos no mesmo momento, eu com 18 anos de experiência na área de comunicação e meu CV esta sem alteração há 4 anos.....tudo por conta desta mediocridade que invadiu nosso país....ou nosso mundo....Mas vamos continuar nossa batalha!!! Viva o estudo a inteligência etc....estou com vc !!!!