Na mitologia Grega clássica, o inferno é para onde vão os mortos, o reino Hades, o deus da Morte do panteão helênico.
Os hindus e os budistas consideram o inferno como lugar de purificação espiritual e de restauração final.
A tradição islâmica o considera como um lugar de castigo eterno.”
O conceito de sofrimento após a morte é encontrado entre os ensinos religiosos pagãos dos povos antigos da Babilônia e do Egito. As crenças dos babilônios e dos assírios retratavam o “mundo inferior . . . como lugar cheio de horrores, . . . presidido por deuses e demônios de grande força e ferocidade”. Embora os antigos textos religiosos egípcios não ensinem que a queima de qualquer vítima individual prosseguiria eternamente, eles deveras retratam o “Outro Mundo” como tendo “covas de fogo” para “os condenados”.
No Cristianismo o inferno depende da corrente cristã a qual os fiéis fazem parte. Pode ser desde lugar de condenação eterna para os pecadores, como também um lugar onde não existe Deus, e , portanto existe sofrimento (porque eu tenho a impressão de que isso também serve para descrever o nosso planeta?)
Para o Espiritismo não existe um inferno propriamente dito. O inferno são outros planetas, ou esferas onde existe vida, para os espíritos menos evoluídos. Também é um lugar de sofrimento.
Algumas frases interessantes:
"Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens."
Nietzsche"Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes."
Marquês de Sade"Todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão."
Victor Hugo"O inferno são os outros"
Sartre
Concordo com o Sartre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário